Aula de Processo Didático: Planejamento e Avaliação
É tão rotineiro a bagunça que vivemos em nossos dias, o corre corre cotidiano, que por vezes esquecemos de aproveitar momentos divertidos com uma turma de amigos e discutir assuntos pertinentes, em especial quando os mesmo cursam a mesma coisa, tem a mesma paixão e querem melhorar a educação brasileira. Hoje durante a aula de Processo Didático: Planejamento e Avaliação (PDPA) discutimos um tema muito polêmico em salas de aulas como um todo, a chamada didática do professor. O que vem a ser isso? Qual sua importância? Isso influência no ensino aprendizagem? Vejamos alguns aspectos!
A professora Héllida Alcântara Araújo nos pediu para fazermos uma reflexão mediante a seguinte frase exposta:
"Aquele professor de Computação tem didática"
"Aquele professor de Computação não tem didática"
A turma foi divida em 2 duplas e um trio e ficamos a pensar e analisar como nos foi pedido e foram colocadas coisas fantásticas e de forma bem interessante e abrangente. A dupla Renan Barbosa e Jinderson Araújo falaram primeiro e colocaram a importância dessa desenvoltura nomeada de didática com o uso de ferramentas tecnológicas no auxilio do ensino aprendizagem. A dupla formada por Audery José (eu) e Achiles Maclachlan abordou a desenvoltura do professor mediante a situações e culturas, podendo se utilizar de recursos músicas, de métodos que possam chamar a atenção do aluno para tal conteúdo, mostrando experiências que possam instigar o público alvo, os alunos em sala de aula. O ponto chave que quero deixar aqui para a aula de hoje foi a abordagem do trio Sualy Palmeira, Adney Galdino e Allan Thercio com uma abordagem feira em versos, que ficou muito bom e digno de aplausos. Vejamos:
"Quando um professor é bom
Você percebe pela sua prática
Faz primeiro o planejamento
E dá um show com sua didática
Com ferramentas e dedicação
Facilita qualquer conteúdo
Sua aula tem emoção
E aprendizado acima de tudo
O professor sem didática
É muito pretensioso
Em passar o conteúdo
Embora sem ser proveitoso
É por vezes autoritário
Mandão e rigoroso
E quando na avaliação
Deixa todo mundo medroso."
Estes jovens na foto abaixo são os responsáveis por estes versos tão lindos e bem colocados diante do debate emocionante e estimulador apresentado hoje pela professora Héllida Alcântara Araújo.
(Allan, Adney e Suely)
Precisamos de mais alunos com essa criatividade, que se dediquem a educação e façam a diferença em nosso meio, precisamos revolucionar a educação brasileira e é batendo justamente em cima disso, da criatividade, da dedicação, do planejamento, da cativação do aluno, tudo isso e muito mais que de modo informal chamamos de "desenvoltura" é o objeto do nosso estudo em sala de aula com o nome de didática.
A discussão foi encerrada com o complemento da professora Héllida nos questionando como enigmar as aulas para chamarmos mais atenção dos alunos e despertar neles essa curiosidade pelos assuntos lecionados em sala de aula, pelos temas abordados muitas vezes tão abrangentes, no entanto que não despertam a curiosidade dos alunos. Em seguida, nos foi apresentado um vídeo com testemunhos de professore, com opiniões de diversos métodos abordados e que é possível prender a atenção do aluno usando apenas a criatividade.
Audery José
Ótima iniciativa, Audery. Parabéns!
ResponderExcluir