domingo, 23 de junho de 2013



Insatisfação e revolta


Revolta e ódio é o que me definem quando se tratam das empresas de transporte públicos de Campina Grande - PB. Para poder vir para o trabalho eu utilizo os ônibus da empresa Trans - Nacional, e onde eu pego o ônibus, apenas o 444 que passa lá, inclusive ônibus de outras empresas não passa, apenas este. Na manhã de hoje quando esperava o dito cujo, ele vem com a placa 404 (deu vontade de perguntar o porque do erro da placa, mais resolvi deixar quieto, pois por muitas vezes já vi errado), quando começamos o percurso o motorista toma uma rota diferente e quando eu o indago do porque ele me diz, fiz o percurso errado e preciso corrigir a rota. Eu pergunto novamente e como fica o meu percurso para o trabalho? A resposta: espere eu voltar ao terminal de integração e/ou desça e pegue outro ônibus. Doido isso não revoltou normal não! Porque que eu tenho que ser punido por um erro que não cometi? Não vi necessidade de perguntar sobre a numeração do ônibus, pois passa apenas um no caminho. Resultado, tive que descer na entrada da rua do sol, já as 06h05min da manhã, onde não tinha como eu pegar ônibus para meu trabalho, já atrasado para o trabalho,  por sorte um moto táxi estava passando e pedi parada e por sorte também tinha meus últimos 5,00 reais no bolso, dias de sábado e domingo esses ônibus passam mais tarde um pouco, cheguei a conclusão que o 444 não teria passado ainda, quando cheguei no meu trabalho perguntei para o rapaz que eu substitui hoje pela manhã, o 444 já passou? Ele me respondeu: Não, ainda não! E exatamente agora as 06h45min ele acabou de passar aqui. Se eu tivesse esperando por ele, chegaria com no mínimo 45 min de atraso. Isso é uma verdadeira falta de respeito com o trabalhador, com o estudante, com o cidadão. A passagem é extremamente cara para um péssimo serviço, para ônibus mal conservados, muitas vezes quebrados e sujos, cheio de goteiras, janelas em falso, um bate bate da mulesta, motoristas despreparados para lidar com o público, arrogantes que se acham os donos do mundo, cobradores, os poucos que ainda tem se enquadram na mesma descrição dos motoristas.

Vale salientar que praticamente tudo o que fui dito aqui sobre essa linha se aplica as demais, quando me refiro a sujeira, ônibus mal conservados, despreparo para com o público, falta de respeito nos horários e etc.

Situação crítica também é o que nós estudantes que dependemos da linha NACIONAL passamos todos os dias para podermos chegar a universidade, ônibus super lotados, e com todas as descrições citadas a cima. Uma pergunta muito interessante está sendo feita nos últimos dias com esses protestos "se é proibido por lei andar em veículos motorizados sem sinto de segurança, porque é temos que andar em pé nos ônibus?" Acho que já passou da hora da população se conscientiza de verdade sobre o que está acontecendo no Brasil.

Toda esta luta, toda esta briga não é simplesmente por causa de uma droga de reajuste, não é porque o Brasil está recebendo grandes eventos como as copas, como receberá as olimpíadas, não minha gente! Essa situação toda é por causa justamente do que venho falando desde o inicio, é por causa dessa falta de respeito com o povo brasileiro. Essa briga é por causa desses políticos corruptos que vivem roubando nosso dinheiro e luxando com ele a torto e a direito. A hora de gritar é essa agora, a hora de reagir é essa, não podemos mais nos calar diante de tantas atrocidades que vemos acontecer em nosso dai a dia, não podemos mais aceitar calados que vivam nos "fodendo" dia e noite e ficarmos achando bonito. Parou a bagunça, parou com a roubalheira! Não, mais a tarifa de ônibus baixou, as coisas vão melhorar, conseguimos chamar a atenção deles. Gente acordem! Eles estão cagando para o que estamos fazendo hoje, se nós cruzarmos os braços, se nós pararmos agora vai ficar tudo na mesma merda que está. PRECISAMOS DO APOIO DE TODOS VOCÊS! Precisamos que vocês tomem coragem e saiam de casa, precisamos que todos vão para as ruas, precisamos unificar o movimento e fortalecer ele, sem partidarismo, sem joguinhos políticos.

Se você trabalha na prefeitura, e não se mexe para fazer as coisas mudarem, me perdoe a franqueza, mais você não passa de mais um parasita do estado, do governo. Se você não trabalha em orgão público e também não se mexe, isso lhe torna igual ou pior a todos eles. Chega de parasitas, chega de mentiras, chega de absurdos. #AcordaBrasil! #OuParamARoubalheiraOuParamosOBrasil! #OGiganteAcordou! #JuventudeVemPraRua! Vamos juntos reescrever uma nova página na história brasileira, precisamos deixar o país melhor para nossos filhos, para nossos netos. Precisamos de um lugar melhor para nossos país, para nossas famílias!

Como diria o ilustre "Gabriel o Pensando" Até quando você vai levando, porrada, porrada? Até quando vai ficar sem fazer nada? Cadê os nossos impostos que não são aplicados na SAÚDE, EDUCAÇÃO! Cadê meu IPVA QUE NÃO É APLICADO NAS RUAS E ESTRADAS BRASILEIRAS. Cadê meus impostos? Cadê?

#AcordaBrasil!
Não é por 0,20 centavos! É por acima de tudo, respeito!
Muito mais que seu direito, É SUA OBRIGAÇÃO lutar por isso!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protesto e democracia: O Brasil começou a experimentar uma nova fase em sua vida

Para entendermos um pouco das conquistas do Brasil, das revoluções e de tudo o que temos até hoje em nosso país vamos fazer uma pequena retrospectiva histórica sobre o assunto. Vejamos:

 

A Revolução de 1930 e o Governo Provisório

 

Tivemos a revolução de 1930 que ocorreu depois das eleições quando Julio Prestes disputou a vaga a Presidência da República contra Getúlio Vargas que apoiado por apenas três estados (Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul) na época não aceitaram a derrota. Foi quando aos 24 dias do mês de outubro do corrente ano o Brasil sofre um golpe militar, que depõe o presidente Washington Luís, onde o mesmo também foi exilado e Júlio Prestes é impedido de tomar posse como Presidente da República. O Brasil passa a ter então uma junta Militar Provisória, e passa o poder para Getúlio Vargas, dando fim assim a República Velha e iniciando o Governo Provisório onde Getúlio Vargas é o chefe.

 

Regime Militar (1964-1985)

 

Estes anos foram marcados por forte inflação no Governo de João Goulart, estagnação econômica e forte oposição da Igreja Católica e das forças armadas que o acusava de fazer um governo de caráter esquerdista. Com isso o Brasil sofre um segundo golpe Militar, em 1964 e destituindo João Goulart que se exilou no Uruguai, e daí o Brasil passou a viver um Regime Militar. Entre as características adquiridas pelos governos decorrentes do golpe militar, também chamado de "Revolução de 1964" e de "Contra-Revolução de 1964", destacam-se o combate à subversão praticadas por guerrilhas de orientação esquerdista, a supressão de alguns direitos constitucionais dos elementos e instituições ligados à suposta tentativa de golpe pelos comunistas, e uma forte censura à imprensa, após a edição do Ato Institucional de 13 de dezembro de 1968. O golpe de estado foi chamado de "Contra-Revolução de 1964" porque os golpistas estavam tentando impedir uma provável revolução comunista no Brasil, nos moldes da recém ocorrida revolução cubana ocorrida anos antes.

 

Nova República (1985-presente)

 

O primeiro presidente civil eleito desde o golpe militar de 1964 foi Tancredo Neves, que nem chegou
a assumir, pois foi operado e contraiu uma infecção Hospitalar, e assim, no dia da posse José Sarney assume de modo interino, Tancredo Neves então vem a óbito em 21 de Abril do mesmo ano. Quando Brasil tem sua democracia re-estabelecida em 1988, e assim é promulgada a Constituição Federal do Brasil.

Passamos para um "novo tempo" e Fernando Collor foi eleito Presidente em 1989, na primeira eleição direita para Presidente da República desde 1964. Seu Governos se estendeu até 1992, onde foi forçado a renunciar quando o mesmo sofreu um processo "impugnação".O processo de afastamento ocorreu em decorrência de uma série de denúncias o envolvendo em esquemas de corrupção, que seriam comandados pelo seu ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias. Assume então o vice-presidente, Itamar Franco.

No governo de Itamar Franco é criado o Plano Real, articulado por seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. FHC foi eleito em 1994 e reeleito em 1998. Cumpre dois mandatos e transmite a faixa presidencial ao seu sucessor em 1° de Janeiro de 2003.

 

Era Petista (2003 - 2013)

 

O candidato Luis Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito presidente com aproximadamente 61% dos votos válidos. Lula repetiria o feito em 2006, sendo reeleito no segundo turno disputado contra Geraldo Alckmin, do mesmo PSDB.

No dia 1° de Janeiro de 2011, Dilma Rousseff assumiu a Presidência da República, tornando-se a primeira mulher a assumir o posto de chefe de Estado, e também de governo, em toda a história do Brasil. 
Em 17 de junho de 2013, houve fortes protestos em 11 capitais brasileiras, no Rio de Janeiro 100 mil manifestantes, maior da história brasileira, invadiram o congresso nacional, mas não chegaram dentro do congresso, o motivo foi o preço do ônibus que aumentava, qualidade de vida, péssima saúde, e os enormes preços de impostos, sendo o Brasil o 1°país à pagar mais impostos no mundo, gerando vários protestos no Brasil e no mundo, brasileiros morando nos países: Estados Unidos, Irlanda e Alemanha, também protestaram.

Falando um pouco sobre tudo isso


Inacreditável como do nada o povo despertou no Brasil, como gritam em uma só voz #BrasilAcordou, e o movimento #VemPraRua tomou conta do povo, pois é, demorou mais a grande massa brasileira finalmente acordou, o povo está mostrando que deixou de ser bobo e não quer mais aceitar tudo calado como era de costume, mostramos que agora queremos participar de forma ativa das decisões do Brasil, das decisões do Governo, estamos mostrando que nós é que somos os responsáveis pelo desenvolvimento, pelo progresso do Brasil. As manifestações são legítimas e não irão cessar até conseguimos o nosso objetivo, que é limpar Brasil de toda a corrupção, que é melhorar os sistemas públicos, que é igualdade e dignidade humana!

Esses rostos que vemos o tempo todo gritando por um país melhor não é meu, não é seu, esses rostos são nossos, nos é que somos o verdadeiro Brasil, nós é que somos o futuro da nação, a tão sonhada e clamada geração coca cola que despertou e agora exige seus direitos.

Essas pessoas não estão as ruas por um mero acaso, essas pessoas não saíram de suas casas simplesmente por sair, essas pessoas sabem o que querem para o Brasil, a juventude está lutando para mudar o país e isso não é só um direito assegurado por nossa constituição, isso é minha obrigação, isso é sua obrigação, isso meus amigos é nossa obrigação.


É lindo ver a moção do Brasil inteiro por uma única causa, o fim dos corruptos, o fim da impunidade, o fim de toda essa desordem na qual vivemos. Mais espera ai, como assim desordem e o que estão fazendo, é certo parar a vida das pessoas assim? Uma coisa é certa, toda ordem vem do caos, as vezes é necessário que tudo fique tumultuado para que depois tudo se organize, o movimento não é isolado, o movimento não é partidário, o movimento é do povo brasileiro.



No entanto, vale salientar que é muito importante que as pessoas tomem consciência que com baderna, com vandalismo não se resolve nada, que para que as mudanças possam acontecer é necessário que cada um faça a sua parte, é necessário que as mudanças comecem em cada um de nós. Temos que aprender a respeitar os nossos semelhantes, temos que aprender a ser honestos com nós mesmo, temos que parar de corromper guardas de trânsito, parar de sujar o chão, parar de beber e dirigir, parar de fazer essas pequenas coisas, pode até parecer pouco, mais não é, toda grande vitória começou com uma pequena batalha, e essa é a nossa pequena batalha, quando nos educarmos, ai sim, conseguiremos de fato o nosso objetivo. O Brasil só vai mudar quando cada um de nós começarmos a mudar!

É fascinante morarmos em um país que nos permite expressar nossos sentimento e insatisfações nas ruas como estamos fazendo, as repressões e os conflitos que estamos vendo não são por causa dos protestos e sim por causa do vandalismo que se instaura em meio as manifestações, nosso país é democrático, nosso pais é livre, não podemos permitir que ditaduras e ideologias erradas se interponham em meio as manifestações e com isso atrapalhando o movimento que é legítimo!

#AvanteBrasil!
#OGiganteAcordou!
#VemPraRua!